Investimentos na base podem trazer frutos

Nos últimos meses o JEC tem mostrado que pretende olhar de forma diferente para a base. Primeiro contratou o experiente técnico Gonzaga Miliolli, que obteve muito sucesso nas divisões de base do Criciúma. Depois iniciou a tão esperada construção das novas instalações do CT com a verba vinda do Fundesporte, mesmo artifício utilizado por grandes clubes como por exemplo o São Paulo, que construiu um dos mais modernos CTs do mundo com ajuda de recursos deste tipo. Agora colocou profissionais exclusivamente para gerenciar toda esta estrutura, o ex gerente de futebol Nazareno Silva, além é claro de Marcelo Serrano que foi indicado pelo BMG e será o coordenador técnico, ou seja, fará a intermediação entre a base e o profissional. Os dois tem muito a contribuir, Marcelo Serrano por exemplo foi convocado para fazer parte da comissão da Seleção Brasileira Sub-17, já Nazareno trabalhou no profissional e tem experiência como treinador em várias equipes.

-Vamos procurar padronizar, criar uma filosofia de trabalho do clube. Os treinadores e suas comissões se organizando e trabalhando pela filosofia do clube. Vamos sentar com todos e definir desde a forma de jogar, até os critérios de seleção para os atletas que vierem fazer parte do Joinville – disse Nazareno Silva em entrevista para o repórter Gabriel Fronzi da rádio Cultura, deixando claro que o JEC está querendo implantar a filosofia “Barcelona”, de padronizar todas as categorias. Isto vem sendo uma tendência no mundo inteiro.

O Sucesso de alguns jogadores mostra a força da base tricolor

Douglas, Edgar e Ramires são as principais revelações dos últimos anos.

Se analisarmos o sucesso recente de alguns jogadores formados no Joinville, podemos ver que temos potencial, isto porque estes nomes vieram de uma fase em que não tínhamos tanta preocupação com as categorias inferiores. Vamos a eles:

Edgar, mais conhecido como Edgol. Chamou a atenção do São Paulo por onde pouco jogou, mas foi em Portugal que se consagrou atuando por vários clubes como Beira-Mar, Porto e Nacional, sempre brigando pela artilharia. Também teve passagem pelo futebol da Servia e no Vasco da Gama. Atualmente joga no Vitória de Guimarães e já anotou 9 gols dividindo o quarto lugar na artilharia com Hulk do Porto.

Ramires, o maior exemplo, finalista da taça Libertadores pelo Cruzeiro, campeão Português com o Benfica, campeão Inglês com o Chelsea e participação na Copa do Mundo de 2010. Atualmente renovou com o Chelsea até 2017.

Douglas, o zagueiro está no Twente da Holanda desde que saiu do JEC, por lá ele conquistou o campeonato Holandês e é o principal destaque da equipe. Recentemente ele conseguiu a naturalização e já se prepara para uma possível convocação para a seleção Holandesa. Douglas foi apontado com o 18º jogador mais cobiçado no mundo de acordo com a revista “World Soccer”, deixando pra traz jogadores como Lucas e Leandro Damião.

Realidade

Hoje temos no elenco profissional do JEC alguns jogadores da base. E com certeza os destaques ficam por conta de Aldair, que recentemente foi indicado pela Revista ESPN como um dos 30 jovens que seu clube deveria contratar (http://esportes.br.msn.com/futebol/revista-espn-elenca-30-jovens-que-seu-clube-deveria-contratar-para-2012), o lateral Gilton que obteve grande sucesso no Japão e depois de ser eleito um dos principais jogadores da Série C 2011 vem sendo cobiçado por grandes clubes como Botafogo-RJ e Vasco da Gama, e também o volante Tarcísio, que por muito tempo foi indicado como um jogador promissor e vem conquistando seu espaço no profissional, inclusive disputando alguns jogos no Catarinense 2012.

Por essa e por outras que o clube deve começar a tratar as suas categorias inferiores com mais cuidado e profissionalismo. Assim com certeza teremos muitos frutos a médio e longo prazo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *