Nasceu Campeão

Faça Login
 

Mesmo lugar

Postado por nasceucampeao - 19/09/2013

Em 2012, na 23ª rodada da Série B, o Joinville estava com praticamente a mesma campanha deste ano. A diferença era apenas o saldo de gols. Veja abaixo a classificação dos dois anos e compare:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Temos que analisar duas coisas, a primeira é que a pontuação dos nossos concorrentes este ano está abaixo do ano passado, ou seja, a tendência é que em 2013 para conquistar o acesso necessite menos pontos. A segunda questão é que devido ao número mais baixo de pontos conquistado pelos nossos adversários, abrimos uma diferença maior em relação a eles.

Em 2012, a partir da 23ª rodada o JEC conquistou 5 vitórias, 4 empates e 6 derrotas, com um aproveitamento de 42,2%.

Neste ano, provavelmente, será necessário um aproveitamento superior a 55% nestas últimas 15 rodadas, o que caracteriza a soma de mais 25 pontos.

Temos 8 partidas em casa (24 pontos) e 7 fora (21 pontos), no resumo é vencer todas em casa e buscar 1 empate fora da Arena.

JEC na Série A, eu acredito!!!

 
 

Bigamia é crime! AQUI É JEC!

Postado por nasceucampeao - 23/08/2013

Quando eu era mais novo, na infância e pré-adolescência, tive muita influência da mídia, dos amigos e familiares para escolher o time que eu deveria torcer. Isto tudo é muito comum. Inclusive durante muito tempo escolhi um time o qual acompanhei por um período.

Mas em um belo dia, meu velho pai me levou ao Ernestão. No começo estava mais preocupado com os espetinhos e a tubaína, mas um dia tive o “despertar”. Obviamente isto aconteceu no momento da derrota e foi em uma daquelas doloridas. Aquele jogo onde o JEC jogava pelo empate e viu tudo cair por terra. Em 1998, na derrota para o Londrina em casa quando éramos favoritos a passar para o quadrangular final da Série B e tínhamos chances reais de acesso.

Senti um aperto no peito, as lágrimas caíram… É minha gente, foi neste momento que percebi que estava ali a minha paixão!

A partir daí o JEC passou a ser o meu companheiro. Assistir TV? Só pra ver os programas esportivos e “deusulivre” se não falar do JEC! Ler jornal? Só se tiver matérias do JEC e com a escalação do time pra eu recortar e guardar. Falar mal do JEC? Nunca! E se falarem, que seja longe de mim porque eu defendo. Viajar pra ver o JEC jogar? Pra alguns é coisa de louco, pra mim pode até ser “bate e volta”. Ernestão e Arena? Minha segunda casa!

Tenho certeza que eu sou apenas mais um dos milhares que tem histórias de paixão por esse clube. O dia que me convidaram pra escrever em um blog, uni o útil ao agradável, pois minha paixão pelo futebol e pelo JEC poderiam ser compartilhadas e discutidas. Ao mesmo tempo sabia da responsabilidade de traduzir em palavras e mexer com o sentimento de tantos torcedores. Mas só pode fazer isto quem sabe o que sente de verdade.

Agora me vem uma pergunta, como pode um cara ser blogueiro de uma página criada para apaixonados colocarem as opiniões do ponto de vista de um torcedor fanático tendo o coração dividido? E pior, deixar isto explícito de forma tão descarada ao ponto de fazer faixa e viajar para ver o outro time jogar? Bigamia é crime no Brasil!!!

 
 

Papo de Torcedor – Retorno

Postado por nasceucampeao - 03/06/2013

Depois de um certo tempo afastado, estou retornando. Os motivos agora não são relevantes, mas sim o que vem pela frente.

Como sempre estarei aqui para trazer a todos os Tricolores, opiniões, números, curiosidades e principalmente uma visão sempre próxima da realidade nas arquibancadas.

Espero estar com vocês ao menos duas vezes por semana e contando sempre com a participação de todos.

Logo tem post novo na área…

Saudações Tricolores!

 
 

Papo de Torcedor: Simulação? “Kim” nunca amigo!

Postado por nasceucampeao - 18/02/2013

A tempos venho conversando com amigos, principalmente em mesas de bar, e sempre falamos sobre como os jogadores gostam de simular em uma partida de futebol. Aqui chamamos isto de “malandragem”.

Se assistirmos um jogo do futebol europeu podemos notar que raramente jogadores caem no chão pedindo atendimento, e mais raro ainda é ver a maca adentrar o gramado, isto apenas em caso de muita gravidade e que por muitas vezes o jogador não retorna.

Mas voltando ao Brasil, está cada vez mais difícil assistir a um jogo de futebol de 90 minutos, pois boa parte deste tempo em que a “pelota” deveria rolar, estamos vendo a maca, o massagista, o médico, o arbitro conversando, o jogador caído, etc.  Aqui usamos isto como tática de jogo. O técnico, quando vê seu time com vantagem, pede para que “segure o jogo”, ou até mesmo faz substituição e pede para que seu jogador caia no gramado. O pior é que isso não é coisa da várzea, pois já vimos caras como o Muricy Ramalho falando coisas do tipo para o Neymar.

O brasileiro gosta do jogo sujo, e os árbitros “coitados” tem que entrar na dança já que se começarem a dar cartões amarelo para os caras que usam desta prática, no outro dia estarão no noticiário sendo massacrados pela mídia sacana e oportunista.

Quem sabe um dia as coisas mudem para os lados de cá, e que o futebol volte a ser futebol. Que um time use apenas da tática, técnica e habilidade individual para vencer uma partida. Que os comentaristas parem de dizer que o jogador foi “esperto” em simular, ou que o time fez certo em retardar o jogo. Bando de canalhas! Todos querem vencer, futebol é jogo pegado, mas vencer a qualquer custo é coisa de mal-caráter.

E que os “Deuses do Futebol” continuem punindo os boleiros, tipo aquele que desabou ontem na Arena, e que com a mesma rapidez que caiu no gramado, teve que correr atrás do cara que queria jogo.

“Kim” será ele? Ops…Quem será ele?

 
 

Papo de Torcedor – JEC com vantagem na Copa do Brasil 2013

Postado por nasceucampeao - 25/01/2013

Com a conquista da Copa SC 2012, o JEC voltará a disputar a Copa do Brasil neste ano. A última participação foi em 2002 quando caímos ainda na primeira fase diante do Americano-RJ.

Em 2013 a segunda maior competição do país contará com 86 clubes na disputa e começará dia 3 de abril com término no dia 27 de novembro. Serão 80 times disputando as primeiras fases, juntando-se nas oitavas os 5 times da Libertadores e o Vasco.

A fórmula de disputa continua sendo o famoso “mata-mata”, e na primeira fase teremos 40 confrontos. E para definir os 40 times que serão os cabeças-de-chave a CBF utiliza o Ranking Nacional de Clubes (RNC), lembrando que estes terão a vantagem de decidir em casa, se mantido o regulamento, caso vençam por 2 ou mais gols de diferença, eliminam o jogo da volta.

Com a mudança ocorrida na forma de pontuação do Ranking (clique aqui e entenda), o JEC acabou caindo para a 51ª posição. Com isto fica a dúvida, será que o Joinville é um dos cabeças-de-chave?

Utilizando o RNC o JEC seria hoje o 37º cabeça de chave, entenda:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Além das vantagens que citei acima, o JEC sendo um dos cabeças-de-chave enfrentará na 1ª fase um time que está abaixo dele no Ranking. Veja a seguir a lista dos outros 40 times classificados para a Copa do Brasil e que poderão ser nossos futuros adversários:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O sorteio das chaves da Copa do Brasil 2013 deve acontecer na próxima semana, atendendo o estatuto do torcedor, onde diz que deve-se publicar a tabela das competições com no mínimo 60 dias de antecedência do seu início.

 
 

Papo de Torcedor – Sina do JEC com a Copa do Brasil

Postado por nasceucampeao - 07/11/2012

Ontem me deparei com uma notícia surpreendente, o Ranking da CBF que vigora desde de 1971 vai mudar! Ou seja, todo aquela pontuação que anteriormente vinha sendo aplicada mudará. Logo agora que tínhamos vaga garantida na Copa do Brasil 2013 pelo RNC. Óbvio que as mudanças são para melhorar a forma de pontuação, mas tinha que ser agora?

Esta sina do JEC com a vaga na segunda maior competição nacional não é de hoje, foi assim em 2006 quando fomos vice estadual mas foi criada uma seletiva, em 2010 quando novamente ficamos em segundo mas a vaga foi para a Copinha e perdemos para o Brusque e agora.

O mais importante é com com as mudanças no Ranking da CBF divulgadas ontem, temos que recalcular e ver em que posição ficaremos. Mas independente disto agora a Copa SC virou prioridade.

Coisas do futebol que só acontecem com o tricolor!

Veja a baixo o ofício emitido pela CBF e a nova forma de pontuação que levará em conta apenas os últimos 5 anos:

Ofício: http://imagens.cbf.com.br/201211/213242234.pdf

Nova forma de pontuação: http://imagens.cbf.com.br/201211/1906760347.pdf

 
 

Papo de Torcedor – O “Novo” técnico do JEC

Postado por nasceucampeao - 18/10/2012

E o Leandro Campos não aguentou! Depois de cumprir o planejamento inicial da diretoria de manter o JEC na Série B (que por sinal sabíamos que ele era capaz pois mostrou isso no ABC-RN), o ex técnico do tricolor se deparou com uma campanha muito boa e viu o “se manter” virar “briga por acesso”. Ele conseguiu fazer com que o time tivesse a melhor defesa do campeonato e um certo equilíbrio, mas no momento de mostrar algo novo, de ter bala na agulha pra brigar de igual pra igual com os “cachorros grandes”, ele sucumbiu. Apesar de tudo, acabou sendo positiva sua passagem, mas como a partir de agora a cobrança deve ser por algo maior, já não dava mais para ele.

____________________________________________________________

Virando a página, o presidente Nereu disse ao repórter Gabriel Fronzi que pretende contratar um técnico com perfil novo, sem “vícios” e que saiba lidar com os novos jogadores da base, dando uma cara de projeto a médio e longo prazo. Este é um novo jeito de pensar em técnico no JEC. Vejo como positiva a ideia, mas muito arriscada tendo em vista o nível de cobrança e a pouca paciência da torcida, podendo em pouco tempo o tal “planejamento” cair por terra depois de alguns maus resultados.

Olhando para o mercado vemos alguns nomes que se encaixam neste perfil novo como do ex jogador Ricardinho que iniciou a carreira este ano no Paraná Clube, temos o Sergio Soares que voltou do Japão após ir mal no Gamba Osaka e tem certa experiência, inclusive com acesso para a Série A quando treinava o Santo André-SP. Um nome muito comentado é de Ramon Menezes que recentemente foi para o Caxias atuando ainda como jogador, mas que já fez cursos visando a carreira ali na beira do gramado.

Mas a minha grande aposta é em Emerson Ávila ex técnico do Nacional-MG que recentemente treinou a seleção Brasileira Sub-17 e foi campeão Sulamericano e quarto lugar no Mundial. Ele tem apenas 45 anos e tem experiência de acesso quando foi vice-campeão da Série B 2007 com o Ipatinga levando o time mineiro para a primeira divisão do Brasileiro. Foi campeão do Interior no Barueri e assumiu o Cruzeiro-MG depois da saída de Joel Santana em 2010, treinou a base do time em 2011 indo depois para a Seleção Sub-17 a convite de Ney Franco, então técnico da Sub-20. Ou seja, além de se encaixar bem na descrição do Nereu, inclusive com experiência com as categorias de base, o nome dele é bem visto por Ney Franco (atual técnico do São Paulo) que é irmão do diretor Léo Franco do JEC. O mesmo fez o Coritiba, contratando Marquinhos Santos ex Sub-15, e lembrando que o BMG está no Coxa e lá eles tem a mesma linha de pensamento, que o Léo tenta aplicar no Joinville. Muitos indícios, mas apenas aposta.

E qual é a sua?

Saudações Tricolores

 
 

Papo de Torcedor – Quem será o novo atacante?

Postado por nasceucampeao - 12/09/2012

Como já foi noticiado aqui no Nasceu Campeão (http://nasceucampeao.com.br/?p=34976), o JEC pretende trazer um atacante vindo da Série A. Mas quem será que vai vir fazer “sombra” ao Lima?

Analisando os times e seus atacantes, dá pra perceber que a tarefa vai ser difícil. Mas temos duas hipóteses, a primeira de que virá um jogador novo e promissor pra ganhar experiência como foi o caso de Bruno Tiago, Djair e outros que hoje estão no banco de reservas. Já a segunda hipótese é de o JEC querer investir um pouco mais, talvez com um contrato até dezembro, e traga um jogador de maior renome como fez com o lateral Rodrigo Alvim recentemente.

Como estamos na reta final, espero que a segunda opção seja a escolhida e que venha para o nosso tricolor um jogador mais rodado para dar força ao time. E para não perder o costume tenho alguns palpites:

– Ciro do Bahia, foi destaque no Sport e passou pelo Fluminense. No campeonato Baiano atuou por algumas partidas, marcou gols, mas nem tem sido relacionado.

– Outro jogador do Bahia é Junior, experiente e com 36 anos, ele já atuou no rival vitória e sempre mostra faro de gol. Neste brasileiro já balançou as redes mas desde a chegada de Claudio Pitbull e com Souza em boa fase ele é pouco utilizado.

– Felipe do Atlético-GO, assim como Junior, ele é experiente e já chegou nos 34 anos, mas ainda com o mesmo desempenho dentro da área. Ele já jogou por muito tempo no Goiás, e desde 2011 está no Dragão. Foi utilizado no começo do Brasileiro mas vem perdendo a disputa no time para Ricardo Bueno e Patric.

– Anderson Aquino e Marcel são dois bons atacantes que estão no vizinho Coritiba. Depois da chegada de Deivid ex Flamengo, um dos dois perderá espaço. São caros, mas quem sabe não é?!

Existem também jogadores revelações em alguns clubes que também podem ser boas apostas como Maurides do Inter, Caio do Palmeiras e Victor Andrade do Santos. Outro nome é Jefferson Luis do Coritiba, mas que tem características de meia.

Independente de quem vier, esperamos que possa ajudar muito o JEC a buscar o tão sonhado acesso.

Saudações Tricolores

 
 

Papo de Torcedor – Aproveitamento de campeão

Postado por nasceucampeao - 27/08/2012

O Joinville encerrou o primeiro turno com uma ótima vitória sobre o Goiás e se garantiu no G-4 por pelo menos mais uma rodada, de quebra subiu uma posição terminando na terceira colocação.

A campanha do JEC tem sido maravilhosa e vem mostrando que o time tem força para brigar até o fim, mas é claro, com muita humildade e superação, como bem frisou o técnico Leandro Campos. Mas já que o time tem que ter os pés no chão, vamos deixar a empolgação para nós torcedores, e por isso vamos aos números!

Fazendo uma análise desde que se iniciou os pontos corridos, nos mesmos moldes de hoje, podemos ver que este ano tem sido diferente dos outros anos. Para começar, o líder Vitória e o segundo colocado Criciúma, fizeram a maior pontuação da história no primeiro turno, já o JEC que está em terceiro, com os seus 36 pontos teria alcançado o segundo lugar em 2006, 2007, 2008, 2009 e 2011. Já em 2010, estes pontos dariam a liderança do turno para o Tricolor, e com o mesmo aproveitamento de 63,2% o JEC seria campeão da Série B em 2006, 2007 e 2010. Neste ano tivemos o maior aproveitamento no G-4, já que os 4 times conquistaram a maior pontuação da história nas suas respectivas posições. Vamos comparar:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Se verificarmos, 2009 foi o ano que mais se aproximou do aproveitamento de 2012, e naquele ano os integrantes do G-4 no primeiro turno foram os mesmos que subiram (esperamos que se repita). Isto mostra que nos campeonatos que terminam com pontuações altas no primeiro turno, tem uma diferença grande de pontos entre os primeiros colocados e os times do meio da tabela, consequentemente temos menos times brigando pelo acesso.

Para o JEC o mais importante é pensar que se conseguir um aproveitamento de mais ou menos 58%, ou seja 66 pontos, lhe garantiria uma vaga entre os times que subirão. O negócio é vencer os 9 jogos em casa e buscar 3 pontos fora, ou até mesmo a “big-meta” de 15 pontos a cada 8 jogos.

* O amigo Messias nos atentou a algo importante nestes números. No ano de 2007 o Criciúma terminou na liderança o primeiro turno com 37 pontos, mas terminou a competição em 7º somando apenas 16 pontos no returno. Por isso é importante os pés no chão e pensar como o nosso técnico, de que nada está ganho. Vamos JEC!!!

Saudações tricolores!