Nasceu Campeão

Faça Login
 

JOINVILLE: um Clube, uma Cidade, uma Eterna Paixão

Postado por Tiago Gabriel (Badoug) - 09/03/2017

Há exatamente 38 anos o coração do povo joinvilense começava a bater mais forte. O ano era 1976 e pela a primeira vez, o JOINVILLE ESPORTE CLUBE entrara em campo, num jogo amistoso comemorativo ao aniversário da cidade.

09/03/1976 – JEC 1×1 Vasco da Gama. Da direita para esquerda: Goleiro Renato, Silvinho, Tonho, Samara, Linha, Djalma, Pompeu, Ditão, Zequinha, Piava e Fontan.

Um time que passou a ostentar o nome da cidade, representando de forma honrosa toda grandeza e o poderio econômico de Joinville: a nossa querida “Cidade dos Príncipes”, “Cidade das Flores” e, por tantas empresas que nessa terra prosperam, também conhecida carinhosamente como “Manchester Catarinense”.

Assim, na maior cidade de Santa Catarina, surgia uma paixão por um clube que nasceu grande, nasceu campeão e que nos anos seguintes reinaria absoluto no estado, tornando Joinville conhecida nacionalmente também pelo seu futebol. Herdando as tradições do futebol joinvilense, conseguiu unir as cores de dois clubes, velhos rivais por mais de 50 anos, para se tornar o Tricolor mais vitorioso do futebol catarinense.

E no dia de hoje em que Joinville completa 161 anos de fundação, como um presente de aniversário, vamos relembrar como foi a primeira apresentação do Joinville E.C. diante de sua gente ordeira, trabalhadora e apaixonada pelo nosso TRICOLOR!

Parabéns JOINVILLE
Leia mais

 
 

07/04/1976 – Figueirense 1×2 JEC (A primeira vitória no Scarpelli)

Postado por Tiago Gabriel (Badoug) - 09/02/2017

Após estrear no estadual de 1976 com vitória sobre o Marcílio Dias (1×0), o Joinville enfrentou o Figueirense no Orlando Scarpelli pela segunda rodada do campeonato, em 07/04/1976.

Campeonato Catarinense 1976: Figueirense 1x2 Joinville. Linha e Paulinho Teta cercam o adversário.

Porém, dez dias antes (28/03/1976), também no Scarpelli, JEC e Figueirense já haviam se enfrentado pela primeira vez, num jogo amistoso em que as duas equipes faziam os últimos ajustes para estrearem no estadual.

E nesse primeiro confronto, o figueirense venceu por 1×0 e impôs a primeira derrota da história do Tricolor, numa partida em que o JEC terminou com dois jogadores a menos, por expulsões.

Mas no segundo encontro, valendo pontos pelo estadual, a história foi diferente e o JEC venceu o figueirense de virada, pelo placar de 2×1. Os dois gols do JEC, em sua primeira vitória na capital do estado, foram anotados pelo goleador Tonho, o eterno “Cabeça de Fé”. Leia mais

 
 

Memória Tricolor: 16/08/1978 – Chapecoense 0x0 JEC

Postado por Tiago Gabriel (Badoug) - 12/04/2016
04-08-1978 Diários Associados (1)

Raul Bosse fechou a meta tricolor

Em 16/08/1978, o Joinville Esporte Clube enfrentou a Chapecoense no estádio Índio Condá, no oeste catarinense, em partida válida pela fase semi-final do campeonato estadual daquele ano.

E com uma atuação destacada do goleiro Raul Bosse (na foto ao lado), o tricolor conseguiu um bom resultado fora de casa ao segurar o zero a zero, mesmo com um jogador a menos, devido à expulsão de Jorge Luís Carneiro.

Entre os jogadores da Chapecoense, destaque para Barbieri, que três anos depois foi contratado pelo JEC e teve passagem marcante pelo tricolor.

O JEC atuou com: Raul Bosse; João Carlos, Wágner Bacharel, Jorge Carraro e Carlos Alberto; Jorge Luís Carneiro, Balduíno e Fontan; Lico, Néia (Italiano) e Sidney. Técnico: Marinho Rodrigues.

Leia mais

 
 

Memória Tricolor: 23/06/1976 – JEC 1×0 Inter de Lages

Postado por Tiago Gabriel (Badoug) - 03/04/2015
Catarinense 1976: JEC 1x0 Inter de Lages

Catarinense 1976: JEC 1×0 Inter de Lages

Em 23/06/1976, o Joinville Esporte Clube enfrentou o Inter de Lages em jogo válido pela primeira fase do Campeonato Catarinense daquele ano. A partida foi disputada no estádio Ernestão.

E com um gol relâmpago do centroavante Rinaldo, no primeiro minuto de jogo, o tricolor venceu o colorado lageano por 1 a 0 e se manteve na liderança do campeonato.

O JEC atuou com: Raul Bosse; Paulinho Teta, Ditão, Pompeu e Celso; Piava, Fontan e Zequinha (Chico Samara); Ferreira (Alberto), Rinaldo e Linha. Técnico: Alcino Simas.

Leia mais

 
 

Memória Tricolor: 30/07/1978 – JEC 0x0 Avaí

Postado por Tiago Gabriel (Badoug) - 22/07/2014
Linha (ex-JEC) e Carlos Aberto no amistoso que ficou no 0x0

Linha (ex-JEC) e Carlos Aberto no amistoso que ficou no 0x0

Em 30/07/1978, o Joinville Esporte Clube enfrentou a equipe do Avaí em uma partida amistosa, disputada no estádio Ernesto Schlemm Sobrinho, o Ernestão.

O amistoso marcou a estreia de Balduíno no JEC, jogador que foi negociado com o Avaí em troca de Linha e Sávio.

E o Joinville ficou no zero a zero contra o Avaí.

O JEC atuou com: Danilo; João Carlos, Paulinho Teta, Jorge Carraro e Celso (Carlos Alberto); Jorge Luís Carneiro, Balduíno e Fontan; Britinho, Néia e Sidnei. Técnico: Marinho Rodrigues.

Leia mais

 
 

Memória Tricolor: 24/05/1978 – JEC 0x0 Santa Cruz

Postado por Tiago Gabriel (Badoug) - 28/05/2014

O primeiro confronto entre Joinville Esporte Clube e Santa Cruz aconteceu em 24/05/1978, em partida válida pela segunda fase do Campeonato Brasileiro daquele ano.

Campeonato Brasileiro 1978: JEC 0x0 Santa Cruz

Campeonato Brasileiro 1978: JEC 0x0 Santa Cruz

A partida foi disputada no estádio Ernesto Schlemm Sobrinho, o Ernestão.

E o Joinville teve uma boa atuação contra o time pernambucano, mas ficou no empate em zero a zero.

O JEC atuou com: Raul Bosse; João Carlos, Wágner Bacharel, Jorge Carraro e Carlos Alberto; Jorge Luís Carneiro, Joel Mendes e Fontan; Britinho, Paulinho Carioca e Néia (Sávio). Técnico: Marinho Rodrigues.

Leia mais

 
 

Memória Tricolor: 09/03/1976 – JEC 1×1 Vasco

Postado por Tiago Gabriel (Badoug) - 22/05/2014

A primeira partida oficial do Joinville Esporte Clube, fundado em 29/01/1976 após a fusão entre Caxias e América, aconteceu em 09/03/1976, em um amistoso contra o Vasco da Gama.

A primeira formação do JEC.

Primeira formação do JEC: Silvinho, Djalma, Piava, Pompeu, Ditão e Renato. Chico Samara, Linha, Tonho, Fontan e Zequinha

A estreia do JEC, diante da consagrada equipe do Vasco da Gama, fazia parte das festividades do 125º aniversário da cidade de Joinville e levou um grande público ao estádio Ernesto Schlemm Sobrinho, o Ernestão.

O centroavante Tonho marcou o primeiro gol do Tricolor, aos 37 minutos do primeiro tempo. E Roberto Dinamite empatou para o Vasco, aos 18 do segundo tempo da partida, que terminou empatada em 1 a 1.

O JEC atuou com: Renato; Djalma, Ditão, Pompeu e Silvinho (Nelinho); Piava, Chico Samara e Fontan; Linha, Tonho (Romualdo) e Zequinha (Ferreira). Técnico: João Lima.

Leia mais

 
 

Memória Tricolor: 07/07/1976 – JEC 2×1 Pinheiros/PR

Postado por Tiago Gabriel (Badoug) - 24/04/2014
Jorge Cancelier (esq.) marcou de pênalti e Joel Mendes (dir.) cobrou falta que resultou em gol do JEC

Jorge Cancelier (esq.) marcou de pênalti e Joel Mendes (dir.) cobrou falta que resultou em gol do JEC

Durante uma folga no campeonato estadual de 1976, o Joinville Esporte Clube aproveitou para disputar uma partida amistosa contra o Pinheiros, da cidade de Curitiba.

O Pinheiros foi um dos clubes que deu origem ao atual Paraná Clube.

A partida foi disputada 07/07/1976, no estádio Ernesto Schlemm Sobrinho, o Ernestão.

E com um gol contra, após cobrança de falta de Joel Mendes, e um gol de Jorge Cancelier em cobrança de pênalti, o JEC venceu o Pinheiros de virada, por 2 a 1.

O JEC atuou com: Renato; Joel Mendes, Pompeu, Alberto e Silvinho; Jorge Cancellier, Tuca e Veiga; Ratinho, Tonho e Chico Samara. Técnico: Alcino Simas.

Leia mais

 
 

Memória Tricolor: 07/08/1977 – Figueirense 0x0 JEC

Postado por Tiago Gabriel (Badoug) - 10/04/2014

Em 07/08/1977, o Joinville Esporte Clube enfrentou o Figueirense no estádio Orlado Scarpelli, em Florianópolis.

Estadual 1977: Figueirense 0x0 JEC

Estadual 1977: Figueirense 0x0 JEC

A partida era válida pela terceira fase do campeonato estadual daquele ano.

E com uma grande atuação do goleiro Raul Bosse, o Tricolor segurou o zero a zero no placar.

O empate fora de casa diante do Figueira foi um bom resultado para o JEC, que se manteve entre os primeiros colocados do grupo.

O JEC atuou com: Raul Bosse; João Carlos, Pompeu, Queirós (Odair) e Celso; Juarez (Piava), Fontan e Paulo Garça; Cremílson, Rinaldo e Lucas. Técnico: Velha (Maurílio José de Souza).

Leia mais