25/03/1976: Juventus de Jaraguá 1×3 JEC (o primeiro confronto da história)
No ano de 1976 JEC e Juventus de Jaraguá do Sul disputaram pela primeira vez o Campeonato Catarinense de Futebol. O JEC, logo no ano de sua fundação, enquanto que o Juventus somente dez anos depois de ter iniciado suas atividades.
Porém, pouco antes do início do estadual, as duas equipes se enfrentaram pela primeira vez, em um jogo amistoso. O JEC disputava sua terceira partida na história (antes havia empatado em 1×1 com o Vasco da Gama e vencido o Saad/SP por 2×0).
A partida, disputada no dia 25/03/1976 em Jaraguá do Sul, foi um evento de grande solenidade, pois marcava o primeiro jogo do Juventus em sua era profissional e contava com a inauguração do então moderno sistema de iluminação do Estádio João Marcatto, fazendo parte das comemorações do Centenário de Jaraguá. Evento que contou com a presença do prefeito da cidade, além de um grande número de torcedores no estádio.
Mas apesar de todo o clima festivo do time e torcida local, foi o JEC quem fez a festa na casa do adversário, vencendo o Juventus por 3×1. Os gols do JEC foram marcados por Linha, Chico Samara (foto ao lado) e Tonho “Cabeça de Fé”.
Entre os jogadores do Juventus, duas curiosidades: o atacante Romualdo (ex Caxias e América de Jlle) chegou a atuar alguns minutos pelo JEC na partida contra o Vasco, logo, ele se tornaria o primeiro jogador que atuou pelo JEC a jogar contra o clube, enquanto que o goleiro Wilfrit (ex Caxias de Jlle) seria contratado pelo JEC alguns meses depois, se tornando o primeiro jogador que enfrentou o Tricolor a ser contratado pelo clube.
O JEC atuou com: Raul Bosse, Paulinho Teta, Ditão (Alberto), Pompeu e Silvinho (Djalma), Piava (Jorge Cancellier), Osni Fontan, Linha, Chico Samara (Ferreira), Tonho (Netinho) e Ademir Feijão (Zequinha). Técnico: João Lima.
Jornal A Notícia 26/03/1976
Jornal de Joinville 26/03/1976