Joinville vence o Sampaio e confirma o retorno à Série A após 28 anos

Everton e Fernando Viana marcam gols que garantem acesso para o JEC. Sampaio fica na 10ª colocação, sem chances de sonhar com a elite nacional.

Por São Luís

comemoracao-joinville-faceO Joinville está de volta à Série A após 28 anos. O acesso do Tricolor catarinense foi conquistado nesta terça-feira, após o triunfo diante do Sampaio Corrêa, no Castelão, combinado com o tropeço do Avaí, que ficou apenas no empate com o Oeste, na Ressacada. A vitória por 2 a 1 foi construída no primeiro tempo. Everton, aos 19, e Fernando Viana, aos 23, marcaram os gols da equipe catarinense, enquanto William Paulista descontou para os donos da casa somente no segundo tempo.

Além do acesso garantido com quatro rodadas de antecedência, o JEC assume provisoriamente a liderança da Série B com 66 pontos, enquanto o Sampaio segue em 10º lugar, com 47 pontos. As duas equipes voltam a campo somente no dia 15 de novembro, quando o Joinville recebe a Ponte Preta, na Arena Joinville, e o Sampaio terá pela frente o Boa Esporte, no Castelão.

Dose dupla do Joinville em quatro minutos

Quando a bola rolou, a impressão era de que o jogo seria equilibrado no Castelão. O Sampaio conseguia assustar com jogadas individuais de Eloir e, principalmente, Pimentinha, que driblava os defensores como queria. O Joinville com calma explorava os espaços que surgiam, principalmente pelas laterais.

Foi justamente pelos lados que o JEC chegou aos primeiro gol, com Rogério fazendo grande jogada e tocando para Everton finalizar com estilo no ângulo. Passados mais quatro minutos, dessa vez pela direita, Ratinho achou Fernando Vianna, que cravou 2 a 0 aos 23. Com o placar construído, os catarinenses tratavam de anular os ataques do Sampaio, que se limitavam a investidas de fora da área e tentativas de cruzamento.

JEC administra a vantagem

Com o placar confortável, o Joinville seguiu apostando nos contra ataques na segunda etapa, apesar de controlar a bola com mais facilidade que o Sampaio. Se os catarinenses administravam o jogo, o time maranhense tentava diminuir a diferença no placar, mas a ansiedade prejudicava.

Aos 19, William Paulista resolveu colocar uma dose de emoção no jogo, descontando para o Sampaio. Com o gol, o time maranhense partiu para cima, apostou nos lances com Pimentinha, mas parou em Ivan ou na zaga catarinense. O jogo passou a ser um confronto de ataque contra defesa, com o JEC segurando a pressão do Tubarão até o apito final, que decretou a vitória por 2 a 1 e o acesso catarinense.

Marcos Messias

Uma Paixão Insuperável

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *