Virada pra voltar ao G4
Joinville e Oeste fecharam suas participações no primeiro turno da Série B na noite desta sexta-feira, mas em posições que os fariam trocar de divisão no fim do torneio. Com a vitória de virada, por 2 a 1, na Arena Joinville, o JEC entrou na zona de acesso à primeira divisão do Campeonato Brasileiro. Já o Rubrão de Itápolis fica na degola, ameaçado pelo rebaixamento à Série C do nacional.
O Joinville é agora o vice-líder da competição, com 33 pontos, mesmo número conquistado pelo América-MG, que tem um jogo a menos e saldo de gols melhor (10 a 5). Neste sábado, a rodada pode fazer o JEC trocar de posição, mas com o confronto direto entre o quarto colocado, Vasco, e o quinto, Avaí, o Coelho catarinense tem vaga assegurada no G-4. O próximo compromisso do Joinville é contra a Portuguesa, fora de casa, adversário contra o qual venceu por W.O. no primeiro turno. O jogo está marcado para terça-feira, às 20h30, no Canindé, em São Paulo.
Do outro lado da tabela, o Oeste até saiu da degola, enquanto estava vencendo e empatando. Mas, com a virada sofrida, o time de Itápolis fica com os mesmos 17 pontos do Icasa, mas perdendo no número de vitórias (4 a 5). O Rubrão segue na 17ª posição, ao menos até este sábado. Se o Bragantino vencer o ABC em casa, o Oeste cai uma posição, ficando à frente somente de Portuguesa e Vila Nova. Na primeira rodada do segundo turno, a equipe recebe o Ceará, no estádio dos Amaros, em Itápolis. A bola rola no sábado, às 21h.
O jogo
Assim como na vitória sobre o Boa Esporte na última rodada, o Oeste marcou logo no primeiros minutos e alertou ao JEC sobre qualquer favoritismo na partida. Aos dois minutos, Fernandinho cobrou escanteio. No primeiro pau, Serginho desvou e Kléber, na pequena área, completou de cabeça. O jogo seguiu movimentado, com as duas equipes criando chances. A vantagem da equipe paulista durou até os 15 minutos, quando Everton fez bela jogada pela esquerda, indo até a linha de fundo e cruzou para Fabinho. O atacante dominou bem, deixou Dionísio no chão e empatou o jogo.
Na segunda etapa, a partida ficou morna, mas com o Oeste tendo chegado muito perto do gol aos 27. Roger Gaúcho roubou a bola, invadiu a área e bateu colocado. A bola acerta a trave de Ivan. No rebote, Fábio Santos completou para o gol, mas impedido. Dois minutos mais tarde, o JEC teve sucesso em jogada ofensiva. Jael deu belo passe enfiado para Marcelo Costa tocar na saída de Anderson e garantir a vitória por 2