Flamengo do Piauí quer a suspensão do jogo entre Joinville x Santos.
Flamengo perdeu para o Peixe na primeira fase da Copa do Brasil e quer punição ao time paulista alegando escalação irregular de Alan Santos.
A polêmica pela suposta irregularidade na escalação do volante Alan Santos na partida entre Flamengo-PI e Santos, realizada em Teresina (PI) e válida pela primeira fase da Copa do Brasil, ganhou mais um capítulo na manhã desta segunda-feira (29). O clube rubro-negro anunciou que entrou com um pedido no Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para que o órgão suspenda a partida entre Santos e Joinville, marcada para o dia 8 de maio, às 22 horas, na Arena Joinville, em Santa Catarina. A intenção é que a partida seja cancelada enquanto o caso não seja julgado.
O presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Piauí (TJD-PI), José do Egito, deu respaldo ao pedido do Flamengo-PI para eliminação do Santos na Copa do Brasil.
– “É a aplicação da lei. Não há outra interpretação. O jogador atuou de forma irregular e o clube santista tem que ser punido”.Considerou o presidente.
– “Esse artigo mostra que a suspensão de Alan Santos deveria ser feita na outra partida do Brasileiro, mas como foi a última a suspensão deveria ocorrer na primeira partida oficial da CBF. Ele não cumpriu, jogou em Teresina. Em Santos, assinou a súmula e também não cumpriu a suspensão. Além disso, o artigo 214 diz que a pena por escalar um jogador irregular é a perda de pontos, independente dos resultados. Consequentemente, assim interpretado, a vaga é do Flamengo-PI”. Completou o Dr. José do Egito, ao site globoesporte.com
Vale lembrar que o atleta Alan dos Santos, jogou diante do Palmeiras na última rodada do brasileirão 2012, logo não deveria ter sido escalado no primeiro jogo do Santos pela Copa do Brasil, campeonato também administrado pela CBF. Já que o artigo 171 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva descreve bem o caso, não deixando outra interpretação.
§ 1º Quando a suspensão não puder ser cumprida na mesma competição, campeonato ou torneio em que se verificou a infração, deverá ser cumprida na partida, prova ou equivalente subsequente de competição, campeonato ou torneio realizado pela mesma entidade de administração ou, desde que requerido pelo punido e a critério do Presidente do órgão judicante, na forma de medida de interesse social.
Pelo certo, o Santos terá que ser punido e automaticamente eliminado da Copa do Brasil.
Agora vai depender do STJD, a parte chata disso tudo é que até abrirem audiência neste caso, aí tem a decisão do Pleno… vish, nós somos os prejudicados, capaz (provavelmente) de ficarmos sem jogo no dia 08/05.
Vai ter jogo?