De volta à Copa do Brasil
O Joinville nunca fez boas campanhas na Copa do Brasil, o segundo maior torneio do futebol brasileiro. Foram 3 participações sem passar da primeira fase da competição, em 2002 o adversário era o Americano do Rio, derrota por 3 a 0 fora de casa e no Ernestão vitória por 3 a 1, mas com o gol marcado fora de seus domínios o time carioca eliminou o Tricolor da competição.
Nas outras duas participações as chances diminuíam antes mesmos da bola rolar, com adversário de peso, em 2001 o adversário era o Corinthians que com apenas o jogo no Ernestão, vencido pelos paulistas pelo placar de 3 a 1, passou de fase.
Na primeira participação, em 1990, o adversário foi o Grêmio Porto Alegrense, empate em 1 a 1, em Joinville. E derrota de 3 a 1, em jogo no estádio Olímpico, pra ficar pior, o antigo ídolo Paulo Egídio, marcou dois gols naquela partida, mas vestindo a camisa do Tricolor gaúcho.
Hoje, 10 de abril de 2013, o JEC volta a disputar a Copa do Brasil, campeonato esse que da vaga ao seu campeão, para disputa da Libertadores 2014. Mas vamos pensar com humildade e pés no chão, o que mais vale para um clube como o JEC que está voltando ao cenário nacional nesses dois últimos anos é uma boa participação. Vejo que um bom desempenho, começa em quebrar esse tabu de nunca ter avançado para a segunda fase, depois amigos, depois é o Santos e a meta de aparecer, estará cumprida.
O adversário nessa volta a Copa do Brasil, é o humilde mais bem ajustado time do Aracruz do Espirito Santo, digo ajustado porque diferentemente do Tricolor, o time capixaba começou muito bem o ano e está na segunda colocação do certame estadual. Que seja uma reestreia em grande estilo do Tricolor de Aço, vale lembrar que um resultado de vitória do JEC com diferença de mais de dois gols, eliminaria a partida de volta, marcada para o próximo dia 17 deste mês, na Arena Joinville.
A partida não terá transmissão de nenhuma emissora de TV, apenas as rádios locais estão no serviço de hoje.