O sonho que vira realidade

Quando em 2010, o diretor de Marketing do JEC na ocasião Fernando Mattos começou a trabalhar em cima do projeto de reforma e ampliação do Centro de Treinamento, muitos duvidavam que realmente aquilo pudesse sair do papel.

Hoje, quando me deparo com a obra de ampliação em fase final, da mobília aos pequenos detalhes, vejo que aquele sonho da casa própria se tornou realidade. Poucos sabem do esforço de Mattos, que por muitas vezes largou seus compromissos para tratar do projeto.

Não foi fácil passar pelos obstáculos da burocracia que compõem um projeto no Fundesporte. São etapas árduas, documentos e mais documentos, certidões e mais certidões, captar as empresas parceiras e depois de tudo pronto, ainda aguardar um bom político, como Darci de Mattos dar um xeque mate para definitivamente o JEC ter a sua casa.

Uma casa bem organizada e estruturada, assim caminha a longos passos o Centro de Treinamento, uma semente que foi plantada lá atrás e que hoje está prestes a dar bons frutos.

Mattos ainda colocou o Joinville no FutMarcas, no Égool, desenvolveu o Clube do Coelho, foi o pioneiro em bater o pé, por um melhor valor do repasse da televisão, igualando a quantia para os 4 grandes de Santa Catarina em 2010, mas infelizmente não sabia se comunicar com a torcida e não tinha recursos para investir em Marketing. Chegou a contratar um profissional gabaritado com experiência no setor em 2011, mas com a entrada da nova diretoria, o mesmo foi mandado embora, assim como Fernando que hoje não faz mais parte da diretoria.

Na atualidade, o Joinville não tem de fato um diretor de Marketing, mas o irmão do presidente Nereu Martinelli, Dr. João Martinelli, ex-presidente do Conselho Deliberativo, está trabalhando nesse setor, mesmo não tendo o gargo de diretor. Ao seu lado como gerente está Laura Freitas, profissional que não tinha experiência com futebol, mas que mostrou muita dedicação na função, abrindo um leque entre o torcedor e o clube.

Desconheço o projeto de Marketing do clube, mas torço pelo sucesso, para viver novamente um momento como o de ontem pela manhã, quando visitei o Centro de Treinamento. Vejo muito pouco sendo feito, assim como poucas criticas que em 2010 até 2011 eram pesadas e de gente que não conseguia enxergar os feitos do antigo diretor.

Confira algumas fotos das dependências do CT do JEC

Os quartos do lado direito para 32 atletas, estão todos mobiliados, equipados com ar condicionado,TV Sky, geladeira, banheiro, uma sacada. Além disso o CT conta com sala de jogos, sala de TV, cozinha, banheiros, academia, sala de Imprensa, sala de fisioterapia e todo o departamento de futebol.

Marcos Messias

Uma Paixão Insuperável

10 comentários em “O sonho que vira realidade

  • 3 de janeiro de 2013 em 9:32
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    Merecida a lembrança. As pessoas geralmente veem tudo em preto ou branco. Ou o cara é bom, ou o cara é mau. No caso do Fernando Mattos, a torcida e um naco grande da imprensa simplesmente dizia que o cara não prestava. Uma avaliação imparcial da imprensa passava longe, apontavam-se as falhas mas não se procurava conhecer as dificuldades. Nunca valorizaram a abnegação e as batalhas silenciosas que ele travou. Quando se anunciavam boas notícias, jamais citavam o nome dele como articulador de projetos como o É GOL, e o próprio projeto do Fundesporte. Agora, ao menos, o nome dele está lá na plaquinha de inauguração, e quem sabe mais tarde alguma homenagem possa ser feita para agradecer um grande torcedor do JEC.
    Sei que ele tem mais uma porção de projetos e boas idéias para serem postas em prática. Tomara que o marketing atual trabalhe em cima deles.

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    • 3 de janeiro de 2013 em 10:13
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      Perfeito JonaPW. Eu também tenho minha diferenças com o Fernando, alias hoje se quer nos falamos, mas sei reconhecer o que esse abnegado fez pelo Tricolor.

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  • 3 de janeiro de 2013 em 12:46
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    Bem, Matos provou na pele, o que ele mesmo fez comigo, enquanto Diretor de Marketing da gestão Adelir. Eu na época falei para ele, que não deveria falar besteiras, pois um dia poderia sofrer exatamente o que eu sofri. Diretor de Marketing em clube que só pensa em contratar e dispensar jogador, precisa acima de tudo ser TORCEDOR (Coisa que eu sei que ele é, embora reprove por exemplo ele usar Nariz de Palhaço em Jogo na Ressacada, como ele o fez), e depois um bom “malabarista” e por fim entender de MARKETING. Depois, precisa ser um pouco político, e saber engolir muito sapo. Mas o Fernando, depois que assumiu, fez o mesmo papel que estão injustamente fazendo com ele hoje, que foi o de desvalorizar ou até mentir sobre o que havia sido feito anterior a ele. Muitos desvalorizam por exemplo, o investimento que foi feito com pouco dinheiro mas que viabilizou o que é hoje o CT. Na época com o dinheiro que tinha (e do próprio bolso) a Diretoria do Adelir conseguiu reformar o CT, deixando-o apto a se trabalhar nele. A diretoria que ele desfez, tb conseguiu pelos burocráticos meio do governo que são mencionados nesse artigo, aderir a TIMEMANIA (o que na época exigia as negativas de débitos federais, para que fossem aptos, alguns clubes até hoje não recebem esse benefício, por não conseguirem a mesma) e que hoje geram cerca de R$60 mil para o clube. Desfez a iniciativa na época da CASA DO TORCEDOR (ali na viscode), o que foi na verdade o ponta-pé para a TOCA DO COELHO de hoje. Desfez o trabalho arduo de licenciamente que comecei junto com o Jairo Anelo em 2003, e que hoje se colhe os lucros (torcida baby, Mascotemania, Chinelos, Tenis, e outros artigos foram licenciados em nossa época); Mentiu sobre a minha empresa ganhar/lucrar com o JEC, porque faziamos a gestão do SITE. E depois usou um site proprio como pano de fundo do site oficial. Enfim, embora não concorde e acredite que ele deva ser lembrado pelo feito de conseguir a verba para o CT, e ter trabalhado em vários pontos essenciais, o mesmo prova um pouco o gosto amargo da falta de reconhecimento pelos serviços prestados ao clube, e que simplesmente, os novos diretores do JEC (alguns que consideram-se donos do mesmo) fazem.. ao defenestrar pessoas que se doaram ao clube durante longos períodos.

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    • 3 de janeiro de 2013 em 15:23
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      Outro dia ainda me perguntava que fim tinh a tidoa caso do torcedor na Visconde. O bar que o JEC tanto quer fazer na Arena estaria melor localizado ali. Realmente, uma pena que tenham acabado com esse projeto. Aquela é uma casa dos Wetzel, não é?

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      • 3 de janeiro de 2013 em 15:31
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        E tens razão, Maciel, também não se valoriza o que de bom foi feito e abandonado na gestão de Adelir. Infelizmente o estigma do Tebaldi acompanha os bons atos e boas pessoas da gestão passada. Seria muito importante que todas essas ações fossem valorizadas devidamente, pois a ruina de um clube começa quando há vaidade demais na cabeça daqueles que o dirigem, quando realizações pessoais/egoístas passam a ser colocados na frente dos projetos do clube. Tomara que o JEC não passe mais por isso.

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        • 3 de janeiro de 2013 em 18:54
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          O problema é o pouco que foi feito na gestão Adelir, ficou manchado pelos resultados em campo, o piro da história….Alias esse foi o piro momento da história do JEC.

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    • 3 de janeiro de 2013 em 21:03
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      Como já disse, o que ficou da época do Adelir foi o fracasso dentro de campo e o empréstimo do time ao Juventus, infelizmente foi isso.

      Toda a diretoria do Adelir foi crucificado e por todos, me inclua nesta também, não foi Mattos que derrubou Adelir sozinho, jamais.

      Você também merece respeito pelas iniciativas feitas na ocasião, mas as coisas evoluíram, outros produtos estão licenciados, acho que um número maior do que em toda a história do JEC de 2009 pra trás.

      As ideias não mudaram, apenas a operação. Digamos que elas ficaram mais transparentes, não deixando dúvidas de que o processo é rentável. Os produtos licenciados, a Spiler e a Toca do Coelho são coisa que temos que valorizar e muito, pq nunca na história se ganhou tanto dinheiro com camisas e produtos.

      Além de conseguir esses feitos, não podemos esquecer que o JEC vinha da pior fase de sua história.

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    • 5 de janeiro de 2013 em 10:26
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      comparar qualquer coisa da atual gestão do nereu com a palhaçada que foi a SUA diretoria e aquele safado do Adelir é querer ser chamado de otário.

      não tem nada que apague oq vcs fizeram, tudo fracassou.

      F. Matto usou o nariz de palhaço pq aquele era o sentimento de todos torcedores. Vcs envergonharam uma cidade inteira.

      faço o favor, fica quieto seu mala.

      vc queria reconhecimento por ser diretor ?? então vc estava ali para se promover, queria usar o JEC como escalada e não conseguiu .

      vc Marciel pode ser orgulhar de uma coisa : FEZ PARTE DA PIOR DIRETORIA DA HISTORIA DO JEC.

      e falando do SEU site, era uma bosta e o objetivo era promover sua empresa sim seu ex-diretorzinho de merda.

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  • 3 de janeiro de 2013 em 13:38
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    Marcos… Acho que o pai de muita coisa que voce falou nao foi o Fernando… Tem coisa ali que vem de bem antes do Fernando.

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    • 3 de janeiro de 2013 em 18:52
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      Especifique o que brother, a única coisa que comentei que realmente vem de tempo, é o projeto no Fundesporte, porém muitos tentaram e não conseguiram tocar o projeto em frente, devido a vários fatores, inclusive o LHS.

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