Papo de Torcedor: Dúvidas sobre o JEC na Copa do Brasil 2013
Depois do meu último post sobre as vagas da Copa do Brasil 2013, rolaram muitos debates girando em torno da ida ou não do JEC para a competição nacional que não disputamos desde 2002. Por isso, venho aqui tirar toda e qualquer dúvida referente a isto, voltando a afirmar que o Joinville estará jogando ela no próximo ano, classificando-se pelo RNC (Ranking Nacional de Clubes da CBF). Como já disse antes, 70 times serão oriundos dos estaduais e copas estaduais, mais 10 times classificados pelo ranking.
Para começar vamos analisar sem pensar nas mudanças feitas pela CBF. Primeiro veremos que existem na nossa frente, no RNC, times de 12 estados diferentes, são eles SP, RJ, PR, RS, SC, RN, BA, CE, MG, GO, PE e PA, daí já diminuímos um pouco a pesquisa. Depois vamos excluir os times que independente das novidades já teriam vagas garantidas, ou seja, os campeões e vice dos estaduais e em alguns estados os terceiros colocados. De todos estes 12 estados que citei, existe um caso peculiar que é no Rio Grande do Sul, onde diz que além dos campeão e o vice do Gauchão, o vice campeão da Copa FGF tem vaga garantida na Copa do Brasil (o campeão vai para a Série D) desde que a dupla GRE-NAL esteja na decisão do estadual, caso contrário esta vaga passa a ser do 3º colocado do Gauchão. Neste ano ocorreu isto, com o Inter e Caxias sendo finalistas do estadual e o Grêmio entrando como terceiro colocado.
Depois de fazer tudo isto vamos começar a ver o que ocorreu depois das mudanças com o aumento das vagas. Dos 12 estados que estão na nossa frente, temos 7 que independente do aumento não alteram nossa situação, são eles BA, GO, PE, PA, RN, PR e RS (que confirmou a ida do Lajeadense http://globotv.globo.com/rbs-rs/globo-esporte-rs/v/lajeadense-disputara-a-copa-do-brasil-2013/1980457/). Vamos analisar a situação da distribuição das vagas nos outros estados:
Ceará – Tinha 2 vagas por direito, e com o aumento de mais uma, ela ficará com o vice estadual, com isso Ceará e Fortaleza, finalistas do estadual deste ano, estão garantidos, mais o campeão da Copa Fares Lopes 2012. (http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1144201)
Minas Gerais – Tinha 3 vagas por direito, e com o aumento de mais uma, ela ficará com o terceiro colocado do estadual. Com isso Atlético-MG, América-MG e Tupi (diferente do último post que coloquei o Cruzeiro como 3º), além do campeão da Copa Minas 2012. (http://www.tribunademinas.com.br/esporte/federac-o-confirma-tupi-na-copa-do-brasil-de-2013-1.1101559)
Temos ainda os casos dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo em que suas federações não se pronunciaram sobre as duas vagas a mais que cada uma recebeu, além é claro de Santa Catarina que não definiu se a vaga extra irá para o terceiro do estadual ou a Copa SC (que o JEC disputará).
Outra situação que nos beneficia é que em 2013 os times que disputarão a Libertadores entrarão apenas nas oitavas-de-final da Copa do Brasil e se somarão aos 80 times das primeiras fases, para eles existem 6 vagas destinadas. Os seis serão, o campeão da Copa do Brasil 2012, os quatro primeiros colocados do Brasileiro da Série A 2012 e mais o campeão da Libertadores 2012. Caso Santos ou Corinthians, que disputam as semi-finais do torneio continental neste ano, não vençam, a sexta vaga das oitavas vai para o melhor classificado do ranking, ou seja passariam de 10 pra 11 o número de times que entrariam na Copa do Brasil 2013 pelo RNC, sendo que o primeiro colocado entra já nas oitavas. Se o Corinthians vencer a Libertadores 2012, eles não utilizarão a vaga do ranking e desceria uma posição. Já se o Santos vencer, a sua vaga, que veio do estadual, vai para o São Paulo 3º colocado, que em contrapartida deixaria de utilizar a vaga do RNC descendo uma posição. Independente de qualquer situação, todas elas farão com que desça uma posição do ranking.
Veja quem seriam hoje os classificados do RNC, sem contar as duas vagas que os Paulistas e Cariocas ganharam e ainda não definiram para quem vai:
Só para ilustrar, a pontuação do RNC é feita da seguinte maneira:
Campeonato Brasileiro A, B, C e D
A cada ano, são conferidos 60 pontos ao Campeão Brasileiro e, de forma aritmética, pontuações cada vez menores para os demais competidores: 59 para o vice-campeão, 58 para o 3º lugar, etc., até o 20º lugar, que recebe 41 pontos. O mesmo vale para a Série B, o 1º lugar recebe 40 pontos, o 2º lugar recebe 39 pontos, etc, até o 20º lugar, que faz jus a 21 pontos.
Na Série C, o 1º lugar faz 20 pontos, o 2º faz 19 pontos, etc, e do 11º lugar em diante todos os clubes fazem 1 ponto. Na Série D, o 1º lugar faz 10 pontos, o 2º faz 9 pontos, até o 10º lugar, que juntamente com todos os demais clubes faz 1 ponto.
Copa do Brasil
A Copa do Brasil dá 30 pontos ao seu vencedor e pontuações cada vez menores aos demais concorrentes, porém de forma geométrica: 20 pontos para o 2º lugar, 10 pontos para os semifinalistas, 5 para os que chegam às quartas de finais, 3 para os eliminados nas oitavas, 2 para os clubes da segunda fase e 1 para os da primeira fase.
________________________________________________________________________
Analisando a situação do JEC no ranking podemos constatar que passaremos o Londrina e dificilmente perderemos a posição para o Avaí (teríamos que ser último colocado e o time da capital o campeão, mesmo assim ficaríamos empatados), CRB (teríamos que ficar 12 posições atrás deles na Série B) e Bragantino (teríamos que ficar 10 posições atrás deles na Série B). Mesmo que CRB ou/e Avaí nos ultrapassem os dois já tem vagas garantidas pelo estadual. Já os times que vem na sequência não tem chances de ultrapassar o Joinville.
Vendo isto, teria que descer 3 posições do ranking, ou 4 caso o Bragantino nos ultrapasse. E quais seriam as possibilidades de descer estas posições? Vamos a elas:
– Está sendo disputada as semi-finais da Copa do Brasil 2012 e o campeão vai para a Libertadores 2013, com isso pode aumentar uma vaga no ranking, já que os times que jogam a competição continental entram apenas nas oitavas e não são contabilizados nos 80 times, como disse no começo do post. Estão na briga Grêmio, Coritiba, Palmeiras e São Paulo. Caso o Coxa, ou Grêmio, seja o campeão, nada mudaria, pois sua vaga iria para o quarto, ou quinto colocado, do estadual, ou seja o Veranópolis no Gauchão, ou Londrina no Paranaense. Já se um dos dois times paulistas vencerem, a vaga utilizada por eles no ranking desceria. Ou seja, para o JEC, o ideal é que vença um dos Paulistas. Os dois já deram uma passo importante, vencendo nas primeiras partidas das semi-finais. OBS: Para o Criciúma basta torcer para que a decisão seja São Paulo x Palmeiras, assim eles já podem comemorar a sua vaga na Copa do Brasil 2013.
– 4 times irão se classificar para a Libertadores 2013 pelo Campeonato Brasileiro da Série A. Dos 20 times que disputam o Brasileirão, 13 podem fazer com que entre mais times pelo RNC caso vão para a Libertadores, são eles: Santos, Palmeiras, São Paulo, Corinthians, Ponte Preta, Portuguesa, Fluminense, Flamengo, Botafogo, Vasco, Cruzeiro, Atlético-MG e Náutico. Apenas 7 times não mudariam nada caso fossem para a competição continental (estes conquistaram a vaga pelo estadual e com isso ela iria para o próximo classificado de lá, e eles não estão em nossa frente no RNC), são eles: Bahia, Sport, Coritiba, Atlético-GO, Grêmio, Internacional e Figueirense. Por isso, a possibilidade de descer ainda mais algumas posições no RNC é muito grande. OBS: Caso a FCF dê a vaga de SC para a Chapecoense (3ª do estadual), e o Figueirense classifique-se para a Libertadores, o JEC entraria como 4º do Estadual.
Lembrando que ainda faltam as definições do Rio de Janeiro e São Paulo sobre suas vagas abrindo a possibilidade de São Paulo, Corinthians, Ponte Preta, Palmeiras, Vasco e Flamengo entrarem pelos estaduais.
Vamos aguardar…É JEC NA COPA DO BRASIL!!!
Parabéns pela explicações. SHOW!
Parabéns, Jefito belo trabalho.
Muito bem feito. Está contratado pra CPI do cachoeira, hehe.