Em dezembro do ano passado a CBF já havia confirmado que a Copa do Brasil 2013 será disputada por 86 clubes no total. Oitenta equipes começarão a competição em mata-mata. Sobrarão dez clubes, a eles se juntarão os seis da Libertadores. Caso o país só tenha cinco vagas no torneio continental, o primeiro colocado do ranking nacional de clubes será convidado para completar as oitavas (16 times). Além disto, a competição terá 9 meses de duração iniciando em março e terminando em novembro. (http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2011/12/cbf-confirma-copa-do-brasil-tera-times-da-libertadores-em-2013.html)

Outra questão que rolou, foi quanto aos critérios de classificação. Primeiro repassaram que todos os times da Série A e B teriam classificação garantida, mas isso seria impossível pois a distribuição das vagas não fecharia devido ao número de representantes por estado. Por isso nesta quinta a CBF confirmou o aumento de vagas por estado, agora Santa Catarina passa a ter 3 representantes por direito. Na somatória geral são 70 clubes oriundos dos estaduais ou copas do estado e mais 10 clubes melhores classificados no ranking da CBF.

Agora fica a dúvida se esta nova vaga de SC vai para o terceiro colocado do Estadual ou para a Copa SC, se for a primeira opção, a Chapecoense garante a vaga, já na segunda hipótese, que acho improvável, ela ficaria com o campeão da Copas SC 2012 que será disputada com jogadores com idade júnior.

Mas existe um detalhe importante nesta história, pois com o aumento das quantidades de vagas, Santa Catarina acabará tendo 5 representantes, isto porque Criciúma e o JEC entrariam pelo ranking. Veja abaixo o ranking da CBF e quem estaria classificado hoje:

Apesar de saber que o ranking será atualizado no final do ano, quando são computados os pontos feitos em 2012, e o JEC pode perder posição para Bragantino, CRB e Avaí, mesmo assim estes dois últimos foram campeões estaduais e já estão garantidos na Copa do Brasil, já o JEC ganhará no mínimo 21 pontos (isto se for último colocado da Série B) enquanto o Londrina não pontua pois não participou de competições nacionais. Sendo assim, mesmo que perca posição para o Bragantino, o tricolor passará os paranaenses no ranking, ou seja ficaria “elas por elas”.

Além disto, não considerei que no mínimo 5 times desta tabela jogarão a Libertadores 2013 (podendo ser 6, se Santos ou Corinthians vencerem a edição atual) e entrarão apenas nas oitavas. Se por um acaso forem apenas 5 vagas, mais uma será destinada ao melhor colocado do ranking. Assim sendo, as vagas do ranking vão descer um pouco mais.

Por tudo isto podemos cravar: JEC NA COPA DO BRASIL 2013!

PS: Se os times que já estão garantidos pelos estados forem para a Libertadores, a vaga deles vai para o melhor colocado do seu estadual. Ou seja, pode alterar um pouco isto, mas o risco do JEC ficar sem a vaga é pequeno e eu confio e ponho a minha conta em risco.