JEC x Guarani em 1987 na fase negra do futebol brasileiro
Joinville x Guarani, jogaram 4 jogos até agora com supremacia dos paulistas, 3 vitórias do Bugre e um empate. O último confronto entre as equipes aconteceu em 1987, mais precisamente no dia 28 de outubro, numa quarta-feira, às 21 horas.
O Tricolor fazia uma péssima campanha na Copa União(1987) módulo amarelo, e o resultado do jogo que aconteceu no estádio Ernesto Schllem Sobrinho, foi 2 a 0 para o Guarani, gols de Evair e João Paulo. O jogo foi a despedida do técnico Edu Antunes no comando do Tricolor, depois de ter levado o time ao seu décimo título estadual dois meses antes.
A fase negra do futebol brasileiro
Aquele ano de 1987 já começou errado, o mesmo Guarani, disputou a final do Brasileiro de 1986 diante do São Paulo, só em 25 de fevereiro. Depois de um campeonato cheio de disputas do tapetão, um calendário confuso, a CBF estava abalada por perder para os Estados Unidos e Marrocos na concorrência para sediar a Copa de 1994 e sem condições financeiras; O então presidente da CBF Octávio Pinto Guimarães, anunciou que a entidade não organizaria o campeonato nacional de futebol, repassando aos clubes o direito de organizar a competição.
Uma grande novela para os oportunistas dos “grandes” clubes do Brasil derrubarem os clubes ditos como “pequenos”, que de pequenos não tinham nada, basta olhar as classificações dos campeonatos brasileiros de 1985 e 1986, e a média de público dos pequenos em seus redutos.
Menos de uma semana depois da declaração do presidente da CBF, no dia 11 de julho de 1987, foi criada a “União dos Grandes Clubes do Futebol Brasileiro, o Clube dos Treze”. Formado por: São Paulo, Corinthians, Palmeiras, Santos, Flamengo, Vasco da Gama, Botafogo, Fluminense, Atlético Mineiro,Cruzeiro, Internacional, Grêmio e Bahia. O Clube dos Treze foi criado com uma só finalidade em 1987, negociar com a Rede Globo e a Coca-cola um novo campeonato. Dois dias após a fundação, o Clube dos 13 anunciou que realizaria o seu próprio campeonato, com apenas os 13 clubes citados acima.
No dia 14/07/1987, a CBF se manifestou, afirmando que a atitude era ilegal, que o direito de organizar o campeonato nacional era exclusivamente da entidade(CBF). Depois de muita discussão, no dia 3 de setembro de 1987, a CBF anunciou o acordo com os clubes, organizando a 1ª divisão com 32 clubes, sendo o Módulo Verde com o Clubes dos 13, mais Coritiba, Santa Cruz e Goiás e o Módulo Amarelo com outros 16 clubes, com cruzamento no quadrangular final, entre os dois módulos.
Após o término da fase de módulos, Flamengo e Internacional, campeão e vice do módulo verde não fizeram o cruzamento com os clubes do módulo amarelo e se deram mal, pois a CBF homologou Sport e Guarani, como campeão e vice do brasileiro de 1987.
Mas antes disso acontecer, os jogos do módulo amarelo, onde o Joinville se encontrava, foi uma verdadeira baderna, com alguns clubes sem recursos para viagens e vitórias por WO. Foi nesse ano que o JEC conquistou sua primeira vitória por WO, num jogo que era pra acontecer no Ernestão, tendo o América/RJ como adversário.
Um ano para esquecer!
Nossa que varzea, realmente um ano para esquecer.