Um campeão se faz nos detalhes

Já escutamos o apito final do primeiro jogo da semifinal entre JEC x Figueira, já sabemos o resultado que nos interessa em Florianópolis, a Vitória, só ela nos leva à final do estadual 2012.

E como se comportar dentro da casa do adversário, para  conquistar a vitória? Essa é a tarefa do técnico Argel Fucks nesses dias que antecedem a semifinal.

Sem dúvida o maior ponto positivo do técnico é contagiar o elenco, isso ele tem feito magnificamente bem. Mas só de força de vontade não se faz um time campeão.

O JEC vem sofrendo em jogos em casa, para times que jogam na retranca, foi assim diante do Atlético/IB e  do Metropolitano. O técnico Branco fez o simples, assistiu aos vídeos desses jogos viu a dificuldade do Tricolor, jogando contra um esquema defensivo e veio jogar em Joinville assim. Fez o esperado como comentei no twitter durante a semana.

Outro dado importante que já comentei em outras ocasiões, foi que Tiago e João Henrique, formaram o meio campo em jogos que não sofremos para marcar gols, foram 6 jogos, 5 vitórias e o último jogo um empate na capital onde João não jogou bem e foi substituido, faltou coerencia em manter esse meio campo, durante mais tempo. Ou, ao menos Tiago Real que jogou de tudo nessa equipe, e chega a semifinal no banco.

O toque de bola mais rápido de João e a sua habilidade para carregar a bola pra “frente” fazem falta, a cadência e as constantes decidas pela direita de Tiago Real também deixam uma lacuna na equipe. Vale lembrar que Tiago na marcação supera os meias do JEC, fácil, fácil.

É hora de sentar, analisar os fatos, os números e a parte tática dessa equipe, que chegou a ter 88% de aproveitamento nas seis primeiras rodadas, agora tem 71,4% , um número ainda bom, mas pouco pra quem quer ser campeão.

Colocar os números do campeonato na mesa, analisar quem foi o melhor nos fundamentos. Quais do jogadores fazem gols, quem falhou e por que. Arrumar as peças no tabuleiro é preciso, e usando os números como peso para tomar decisões.

Vou citar um exemplo simples, para não entrar em detalhes, já que deu pra entender. Quem cobra a falta na equipe? No último jogo, foi Ramon, Ricardinho e Badé. Mas é fácil provar com estatísticas, que um só batedor tem melhor aproveitamento. O gol de ontem ajuda a tomar essa decisão.

Esses pequenos detalhes fazem a diferença em jogos decisivos. O treinador deve sim se preocupar com o adversário, diferentemente do que disse Argel Fucks ontem. Analisar os VTs dos jogos, traçar metas, principalmente em jogadores que fazem a diferença, como Roni, Fernandes e Guilherme Santos, esse último também dei enfase no twitter, até porque no jogo em Florianópolis, Guilherme atuou quase como um terceiro atacante e mesmo com o esquema defensivo de ontem, quem apareceu para fazer o gol do Figueira?

No ataque a maior preocupação, o JEC vem perdendo muitos gols, Alex passa por uma fase daquelas denominadas “Fominha” não cruza uma bola, finaliza todas para o gol. Bruno Rangel sente muita falta dessa troca de passes e assistências entres os atacantes, ele é um nove sim, não tem nada de jogar pelas pontas, mas é um nove(9) que busca a tabela simples, foi assim que marcou os seus gols ano passado e no catarinense deste ano.

Aldair sim é um jogador de movimentação, atua pelas pontas e faz a digonal pela meia, poderia ter feito muito mais ontem, mas entrou quando o Figueira se fechou totalmente atrás, daí sou mais o Alex.

Futebol não é só transpiração não, talvez a raça ganhe jogos, mas um campeão se faz nos detalhes, na coerência e sorte, o que faltou também pro JEC ontem.

4 comentários em “Um campeão se faz nos detalhes

  • 23 de abril de 2012 em 17:54
    Permalink

    Acho que vencer fora não é uma tarefa impossível, complicou isso é verdade, mas depois de acompanhar esse Joinville no campeonato todo e apesar de eu não ter em mãos a ficha técnica de todos os jogos fico me perguntando, porque o Ramon jogou a partida toda, não tenho certeza mas não lembro de ver ele jogando uma partida completa, Thiago real que até de lateral direito jogou e que se não me engano figurou na equipe em todas as partidas em que estava a disposição apenas completou o banco, e ainda viu um jovem promissor que ainda não havia jogado pelo profissional entrar em uma semi final e contra o melhor time do campeonato o deixando no banco. Seria um pedido especial da diretoria? Ou então estaria o Argel apenas cumprindo ordens?
    E mais uma vez o Ivan se precipita em sair do gol no lance do Guilherme santos sendo que tinha um zagueiro para dar combate, muito se fala em Bruno Rangel, mas tem só um detalhe que o incomoda, a falta do Lima que quando está em campo é o principal alvo dos zagueiros. Não vejo que indo para cima e abrir espaços ao adversário é que vai levar o time a classificação, tem que cozinhar o jogo, virar para o segundo tempo no 0 a 0 e no segundo tempo ir aos poucos se lançado para tentar o gol nem que para isso jogue com 3 zagueiros, 2 volantes plantados na frente da zaga, e libere os alas que na minha opinião seriam Eduardo e Gilton que na série C se destacou jogando com um ala e não um lateral, assim o o time teria dois alas velozes, no meio Ricardinho pra fazer a bola chegar com qualidade nas pontas e no ataque, e a dupla de atacantes (se o Lima realmente não jogar) para mim seria Aldair e Alex por serem mais rápidos, ou seja, primeiro se preocupa em não levar gol, aqui levou mesmo com um jogador a mais, e depois na base da velocidade e habilidade tentar um gol que nos leva a final.

    Resposta
    • 23 de abril de 2012 em 23:39
      Permalink

      corneteiroooooooooooooosssssssssssssssssssssssssss

      Resposta
  • 23 de abril de 2012 em 20:23
    Permalink

    o linno comeu mosca ontem , o fernandes parecia que tinha 2 metros de perna no lance do gol,
    em floripa o gol do avai foi nas costas da nossa canhota e frango do ivan , ontem o gol foi nas costas da nossa canhota numa saida errada do ivan , primeiro turno o jec empatou com o figueira na arena pq o linno se embabacou com a bola e o alosio matou so com um chute.

    mauricio meu amigo tem q jogar , e bota a ferida do tiago real pra jogar pelo – ele n eh lerdo igual o ramon. , o jec devia demitir o ramon , joao henrique , cristiano , e contratar uns 2 meias decentes.

    ficar pagando salario pra qm n joga bola pq?

    e outra da o lima pro figueira e pega o luiz fernando q eh oq a gente precisa um meia bom de bola

    JEC CHEGA DE FAZER CARIDADE E PAGAR SALARIO ALTO PRA QM N JOGA NADA ,

    NAO NAO ,NO MEU TIME JOGADOR QUE CHUTA BOLA PRA FORA DO ESTADIO É MANDADO EMBORA OU NEGOCIADO COM OOUTRO CLUBE , CONTINUA ASSIM JOINVILLE QUE VC VAI VER ONDE VAI PARAR.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *