Noite de muitas emoções para o Eterno campeão Waldomiro Schützler
Ontem(7), no teatro Juarez Machado, o primeiro presidente do Joinville Esporte Clube, Waldomiro Schützler, recebeu a Medalha do Mérito Princesa Dona Francisca, a maior comenda do Município.
Com 80 anos, 17 dedicados ao JEC, o Eterno Campeão pôde relembrar alguns momentos vitoriosos em um vídeo produzido para o evento, e vibrou com os gols da vitória de 2 a 0 sobre o Criciúma na final do Estadual de 1987.
No seu discurso, Schützler emocionou todos presentes. “O seu filho venceu” disse lembrando da mãe. Ele agradeceu o apoio que recebeu de sua diretoria, destacou a importância de nomes como Cal Hansen, João Hansen Júnior, Gert Schmidt, Waldemar Koentopp, Felinto Jordan, Claudio Lopes(Todos já falecidos) e outros. “Fisicamente eles não estão aqui, mas espiritualmente estão conosco. Eles não perderiam uma festa dessas”, disse Schützler que ainda citou outros ex-diretores que estavam na cerimônia, como Gerd Baggenstoss, Carlos Alberto Virmond, Rolf Koentopp, José Pereira Sagaz e Gerd Meyer.
Elogiou o jornalista esportivo Maceió, que o auxiliou nas contratações de jogadores importantes, e admitiu ter atravessado algumas negociações de atletas com clubes rivais do Estado. “Eu chegava antes. Isto não é desonestidade, é vivacidade”, acrescentou.
A medalha Dona Francisca foi entregue pelo prefeito Carlito Merss, que apresentou os motivos que levaram a Prefeitura a definir a homenagem. “A cidade de Joinville tinha essa obrigação com alguém que dedicou grande parte de sua a dar alegria ao seu povo”’, destacou Carlito.
Durante a cerimônia também discursaram o jornalista Maceió, o atual presidente do JEC, Marcio Vogelsanger, e o presidente da Federação Catarinense de Futebol, Delfim de Pádua Peixoto.
Os principais destaques de cada um:
“O Waldomiro é o presidente mais vitorioso da história dos clubes de Santa Catarina. Foi o homem que desmistificou todos os tabus do futebol de Santa Catarina” – Jornalista Maceió, colunista do jornal A Notícia
“O Waldomiro conseguiu fazer com que aqueles que torciam contra o JEC (torcedores do Caxias e do América) passassem a ser simpatizantes do clube. E transformou os simpatizantes em sócios. Hoje são quase oito mil associados e ele é o grande responsável por isto”- Márcio Vogelsanger, presidente do JEC
“Parabéns prefeito Carlito. Homenagem se faz em vida. O Waldomiro é o maior nome de dirigente de futebol de Santa Catarina e um dos maiores do Brasil. O verdadeiro profissionalisnmo do futebol de Santa Catarina chegou com Waldomiro Schützler”- Delfim Peixoto, presidente da Federação Catarinense de Futebol.
Antes da cerimônia da entrega da Medalha Dona Francisca, o Correios homenageou Joinville com o lançamento do selo personalizado e do carimbo comemorativo aos 161 anos da cidade, que serão completados nesta sexta-feira, dia 9 de março.