Campeão dos clássicos
O Tricolor fechou com vitória o turno do Catarinense 2012, placar de 2 a 1, diante do Brusque. Mas começou muito mal esse turno, perdendo do Camboriú por 1 a 0, em casa. Foi à Itajaí e marcou o 1º ponto na competição, resultado Marcílio Dias 1x 1 JEC. Na sequência, empatou na Arena diante do Figueirense em 2 gols, jogou melhor e poderia ter vencido. O próximo desafio foi o Atlético Ibirama, fora de casa, o JEC foi superado pelo placar mínimo.
A torcida cobrava resultados e principalmente um novo técnico, no ultimo jogo sob comando do Técnico Gonzaga Milioli, foi goleado no primeiro tempo, na cidade de Blumenau, mas voltou disposto na segunda etapa, perdeu por 5 a 4 para o Metro, mas já deu para perceber que houve uma melhora naquele segundo tempo, no estádio do Sesi.
Argel Fucks chegou, e com ele muita cobrança, trabalho e resultados, foram 3 clássicos seguidos, vitória na estreia do treinador, 3 a 1 sobre a Chapecoense. Depois foi à Criciúma e empatou em 2 a 2, sendo que o gol de empate do time da casa, marcado de pênalti, absurdamente marcado pelo Sr. Célio Amorim.
Diante de sua torcida, 10 dias depois do último confronto no certame estadual, o Tricolor massacrou o Avaí na Arena Joinville, 3 a 0, fora o baile. Com esse último feito, somou 8 pontos; Nos jogos diante de Figueirense, Avaí, Criciúma e Chapecoense, que junto com o JEC formam os grandes do futebol Catarinense, podemos chamar todos esses jogos entre essas equipes de clássicos.
Somando os jogos apenas dessas equipes, o Criciúma fez 2 pontos, Avaí 3 pontos, Chapecoense 7 pontos, Figueirense 7 pontos e Joinville 8 pontos, o campeão dos clássicos.