Catarinense 2012 pode ter mudanças

Na próxima semana, mais precisamente na quinta-feira, os 8 clubes garantidos no Campeonato Catarinense de 2012 farão o conselho técnico visando definir a fórmula de disputa da competição. Depois de repetir por dois anos o sistema atual de disputa, já serão possíveis mudanças na próxima temporada de acordo com o estatuto do torcedor.

Tudo indica que teremos algumas alterações, pois no meio do ano a Associação de Clubes já sinalizava com a possibilidade de aumentar o número de clubes de 10 para 12. “É possível alguma mudança sim. Defendemos a democracia dos clubes, não pode se tomar uma decisão sem o apoio da maioria”, disse o presidente da Associação de Clubes João Nilson Zunino. A dúvida seria quais os dois clubes que entrariam no Catarinense da Divisão Principal, “Quem cai tem que cumprir uma temporada na segunda divisão. Quem sabe poderiam subir quatro da Divisão Especial então”, sinaliza Zunino.

Tudo isso poderia fazer com que o campeonato tivesse uma grande reformulação inclusive com a chance de ocorrerem formações de grupos para definir campeão, representante da Série D e rebaixados.

Se por acaso forem mantidos apenas 10 clubes, Zunino defende pelo menos mudanças nos mata-matas decisivos, “Entendo que o mata-mata deve ser em ida e volta, e não apenas um confronto como é hoje”, disse. O presidente da FCF, Delfim de Pádua Peixoto Filho, defende a permanência do formato atual.

Os clubes garantidos na disputa do Catarinense de 2012 por enquanto são Joinville, Avaí, Criciúma, Figueirense, Chapecoense, Brusque, Marcílio Dias, Metropolitano e o Atlético de Ibirama que venceu o turno da Divisão Especial deste ano.

*As declarações do Presidente da Associação de Clubes João Nilson Zunino, foram dadas para a rádio Eldorado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *