O maior clássico de Santa Catarina
Quando Joinville e Criciúma entrarem em campo no próximo sábado às 16h20min., em partida válida pela 15ª rodada da Série B 2012, fazem sem dúvida, o maior clássico de Santa Catarina.
Para defender esta tese, começo avaliando o clássico citadino de Florianópolis.
O maior do Estado X O maior de Florianópolis.
Os dois clubes da capital do estado, Avaí e Figueirense com 89 e 90 anos respectivamente, já disputaram 400 jogos, desde o primeiro confronto no ano de 1924. Até 2012, ou seja, em 87 anos disputando o Campeonato Catarinense, se enfrentaram em apenas três finais do estadual, 1975, 1999 e 2012, muito pouco para os vovôs da competição.
Tiveram um dos maiores jejuns do futebol brasileiro, Avaí 26 anos e Figueirense 29 anos sem título catarinense, isso aconteceu entre as décadas de 40 e 70, nesse período o futebol das cidades de Joinville e Criciúma, levantou 14 títulos obtidos pelos clubes: América, Metropol, Operário, Comerciário e Caxias.
Os times da capital se enfrentaram 16 vezes na decisão do citadino de Florianópolis, entre 1927 e 1966, quando não mais participaram da competição. Um período de 39 anos. Pouco, já que na cidade de Joinville: América e Caxias disputaram 21 finais; De 1923 a 1962, em 39 anos também.
Todos em Florianópolis achavam que enfim o futebol nascia na cidade, quando em 1975 pela primeira vez Avaí e Figueirense, fizeram uma final de estadual, eles não imaginavam que os recordes seriam quebrados com muita facilidade por dois times do interior.
O Nascimento do maior clássico do “ESTADO”
Nas regiões, norte e sul do estado, a idéia de reformulação do futebol rondava as duas cidades. Foi então que em 1976 América e Caxias se uniram; O Joinville foi fundado e à partir desse ano tudo mudou, O JEC foi campeão; Logo depois o Comerciário que havia sido campeão em 1968, fechado as portas em 70 e que voltou as atividades em 77; A exemplo do clube do norte, adotou o nome de sua cidade, denominando-se Criciúma Esporte Clube no ano de 1978.
O Joinville foi o primeiro Penta, Hexa, Hepta, Octacampeão Catarinense; Glória Inédita e insuperável até hoje. O Criciúma por sua vez conquistou um título nacional da Copa do Brasil no ano de 1991.
Foram 176 jogos entre as equipes, o equilíbrio é evidente, com 59 vitórias do Joinville, 59 empates e 58 vitórias do Criciúma. Os clubes fizeram 7 (sete) decisões estaduais: 80,81,82,87,89,90 e 2001. As duas equipes juntas ostentam 21 títulos estaduais nesses 36 anos, contra apenas 11 canecos de Avaí e Figueirense, nesse período. Ao longo desses 36 anos, os times do norte e sul do estado estiveram presentes em 28 finais do Catarinense, contra 18 decisões da dupla da capital.
Esse resumo deixa claro que historicamente, o clássico entre Joinville x Criciúma, detém números, títulos e argumentos, que fazem o clássico citadino da capital, lembrar antigos torneios da cidade de Florianópolis homologados como Estaduais.
Criciúma x Joinville x Joinville x Criciúma, o maior clássico de Santa Catarina.
o maior clássico de SC é Figueirense e Avaí, baixem a bola aí classicuzinho do interiô
quem é mesmo mario nascimento? O MAIO CLÁSSICO DE SC É FIGUEIRA E AVAI, O RESTO É NADA.
que ódio e inveja voces tem da capital e do maior clássico do Estado Figueirense e Avaí heim
sai daih sonhador dansarino, O MAIOR CLASSICO DE SC SEMPRE SERA DA DUPLA DA CAPETAU.
FIGÃO EOHHH FIGÃO EOHHHHHH
O maior clássico de SC sempre será FIGUEIRA E AVAI, não tem nada de JECA E JAGUATIRICA.
as torcids do JEC e do CEC tão trocando carinhos nas redes sociais, que clássico mixuruco é esse onde as torcidas se abraçam??? classico é rivalidade, coisa que só tem em AVAÍ E FIGUEIRA.
Chupa manezada hehehehe
Só queria saber porque a manezada vem fuçar aqui neste blog? Só pode ser por duas razões, não tem assunto para falar na cupital e não tem o maior blog de uma torcida apaixonada, só pode ser isto mesmo, pura inveja….vê se os Joinvilenses ou Criciumenses ficam fuçando na vida dos manés….